terça-feira, 29 de maio de 2012

TRABALHOS MANUAIS

PINTURA EM CERÂMICA

Novamente tivemos a satisfação de receber o Guataçara Monteiro que nos trouxe a os símbolos dos indígenas brasileiros, encontrados nas cerâmicas Marajoara, Tapajo e Maracá.

Aprendemos inclusive a manipular tintas e pigmentos naturais para a confecção de "nossas obras de arte".



 As tintas foram confeccionadas com as mais diversas argilas (terras das mais diversas cores) que foram queimadas no forno, reduzidas a pó e peneiradas dando origem aos diversos tons aqui apresentados.
Outros pigmentos também foram criados através do carvão, do giz de lousa e o pó xadrez (conhecido no mercado em várias nuances).



TINTA COM OVO:
l gema de ovo sem a pele
1 colher de pigmento (areia colorida, carvão, pó xadrez ou giz de lousa)
1 colher (sopa) de água
6 gotas de óleo de cravo

Misture tudo em uma vasilha pequena e aplique sobre papel, cerâmica ou tela.  
Obs: para fazer uma tinta profissional, para pintura em tela, substitua o óleo de cravo por óleo de linhaça (não o comestível, mas o que é encontrado em lojas de material de construção para o tratamento de madeira)





 TINTA COM COLA

1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de cola branca para papel
1 colher de pigmento

Misture tudo em uma vasilha e aplique sobre papel, cerâmica ou tela.


O bacana nas oficinas do Guata é que embora façamos a mesma coisa com o mesmo material, nossas peças são personalizadas e nenhuma fica igual a outra. Confira ...

Um comentário:

merces lires disse...

estava viajandoe naõ deu de ver oblog .mas está maravilhoso viu ,alias voce é bem eficiente nãé ? P!E MOSTRANDO QUE SOMOS CAPAZES!or isto estamos felizes ,pois nossos trabalhos podem ser mostrados ,obrigada amiga continue a nos prestigiar dando sempre estas noticias !