quarta-feira, 9 de maio de 2012

COLOMBA BASCAL E OVOS DECORATIVOS

O Professor cheff RENATO PEREIRA nos apresentou uma aula "deliciosa" com direito a história, receitas e segredinhos no preparo e degustação ...


COMO SURGIU A COLOMBA PASCAL...


Uma lenda conta que o rei Lombardo Alboino, raivoso com os problemas da guerra, com a resistência militar na cidade de Pavia, se acalmou e desistiu de sua vingança depois de ganhar de um padeiro da cidade um doce em forma de pomba, preconisando a paz.

Seu sabor é suave e seu preparo é delicado. Seu gosto se diferencia do Panetone, um pão de receita semelhante, natalino, pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas de seu irmão.

Sua receita contém mais manteiga e ovos e pode receber cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolate aromatizado, apresentando decorações requintadas. O tom cítrico dá àColomba Pascal um sabor especial, difernciado do panetone e a crosta de açucar sobre a massa dá um tom marmorizado e uma textura deliciosa que derrete na boca e enche o paladar com um sabor de Páscoa.



 COLOMBA PASCAL DOCE

1 kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de manteiga
200 g de açucar
350g de gotas de chocolate forneável
6 gemas
1 ovo inteiro
10 g de sal  (colocar por último na massa)
raspas de laranja
água até dar o ponto

Modo de Preparo:

Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água (acrescentar um pouco de açucar também). Fica com aparência de esponja.

Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as gotas de chocolate sempre por último e faça uma massa bem macia.

Deixe descansar, coberta por um pano durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.

Leve para assar numa assadeira ou forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura méddia de 180 graus por aproximadamente 40 minutos.




 COLOMBA PASCAL SALGADA

710 g de farinha de trigo
50 g de fermento biológico
cerca de 100 ml de água
5 gemas
75 g de margarina
15 g de açucar
10 g de sal
glutamato monossódico (Ajinomoto) e tomilho a gosto
1/2 tablete de caldo de vegetais esfarelado
400 ml de água
1/2 lata de cerveja (175ml)
300 g de provolone
300 g de salame picado

Modo de preparo:

Numa tigela coloque 200 g de farinha de trigo (reserve o que sobrar - 510 g), 50 g de fermento e cerca de 100 ml de agua. Misture bem e faça uma esponja. Deixe descansar por 20 minutos até dobrar de tamanho.

Após esse tempo junte 5 gemas,  o açucar, o sal, o glutamato e tomilho a gosto e o tablete de caldo de vegetais esfarelado.  Continue mexendo a massa e vá adicionando, aos poucos a farinha de trigo reservada, a água e a cerveja até obter uma massa lisa e macia. Depois incorpore o provolone e o salame.

Divida a massa em três partes e coloque nas formas de colomba grandes.

Deixe crescer por mais ou menos 30 minutos e leve para assar em forno pré-aquecido a 190°C por 40 minutos.

OBS: Você pode variar o recheio colocando 300 g de presunto picado e 300 g de queijo prato em cubos.




    
   
 OVO DE PÁSCOA DE COLHER

Derreta o chocolate no micro ondas em potência média, mexendo de 30 em 30 segundos. Cubra a forma com 2 camadas de chocolate.

GANACHE:

200 g de chocolate derretido
150 g de creme de leite

Misture e leve à geladeira por 2 horas.

Faça uma bando do ovo de páscoa e recheie com ganache e coloque outra camada de chocolate por cima.




HUUUMMMM!!! QUE AULA DELICIOSA ...

Nenhum comentário: