sábado, 19 de maio de 2012

GASTRONOMIA JAPONESA ...

... E SUA HISTÓRIA !!!

A história da culinária japonesa desenvolveu-se com base em sua filosofia, isto é, busca-se servir os alimentos em um estado próximo ao natural, sem deixar aparente na superfície as técnicas artificiais. Com isso, descartam-se os pratos cujas cores e formas dos ingredientes se tornam irreconhecíveis por estarem cobertos de molho e faz-se o arranjo dos pratos de modo a valorizar suas formas e suas cores naturais, enfatizando a estrutura assimétrica. Outra peculiaridade da cozinha japonesa é a valorização da sazonalidade. Cada variedade de peixe ou verdura deve ser consumida na época em que apresenta o seu melhor sabor. Dentro de sua mitologia acredita-se que adquirindo de primeira mão as verduras ou peixes de cada estação e comendo esses produtos antes dos outros, podia-se ter 75 dias de vida a mais.



A Culinária Tradicional Japonesa é basicamente caracterizada pelo arroz branco (gohan), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu.


É utilizado um tipo de talher diferente, denomidado hashi, conhecidos como "palitinhos". Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, bambu, plástico ou metal. As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa que são quase sempre servidos. A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste de ichiju-issai ("uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento, normalmente um legume em conserva.



                                                                SHOGAYAKI



Ingredientes:


• 200 g de contrafilé fatiado
• 15 g de cebola
• 5 g de gengibre desfiado
• 5 g de margarina
• 15 ml de shoyu
• 10 ml de óleo
• 10 ml de saquê mirin
• 5 ml de vinagre
• 1 dente de alho pequeno
• 1 pitada de açúcar


Modo de preparo:


Para começar, pegue a cebola, metade do gengibre, shoyu, óleo, saque, vinagre, alho e o açúcar e bata tudo no liquidificador. Não se preocupe, a cor é para ficar estranha assim mesmo. Deixe o molho de lado e pegue a carne, corte-a em tiras.


Ligue o fogo e aqueça uma frigideira e derreta a manteiga nela, nessa manteiga você refoga o restante do gengibre. Depois disso é adicionar a carne e deixar ela ali até que ela doure. Quando achar que já está bom é só adicionar o molho até ele ficar bem misturado.



LULA AO SHIMEJI



- 1 kg de Lula;
- 500 g de Shimeji;
- Alho a gosto;
- Manteiga pra fritar o alho;
- 50 ml Vodka;
- 50 ml Saquê;
- Salsinha a gosto;
- pimenta do reino;
- sal a gosto;


Modo de Preparo:


Fritar o alho na manteiga, quando o alho estiver dourado, adicionar a lula, o sal, a salsinha e a pimenta do reino, fritar por 40 segundos, adicionar o saquê e a vodka e flambar.

 

                                                                      TATAKE
Ingredientes:

• Pedaço de peixe (tamanho que quiser)
• Papel toalha (para secar o peixe)
• Suco de limão para regar o peixe
• Cebola fatiada
• Cebolinha verde
• Gengibre ralado
• Molho Ponzu (shoyu e limão)


Modo de preparo:


Lave o pedaço de peixe, seque bem com papel toalha e regue-o com suco de limão (o limão vai impedir que o peixe grude na frigideira).
Aqueça bem uma frigideira em fogo alto e deite o peixe.
Deixe dourando por alguns segundos e vá virando até que todos os lados estejam selados.
Coloque o peixe numa tigela com água gelada.
Enxugue com papel toalha e corte em fatias.
Faça uma caminha com cebola fatiada.
Coloque as fatias de peixe e polvilhe bastante cebolinha verde picada e gengibre ralado.
Regue com ponzu (shoyu com limão) e sirva.



O Professor Cheff Renato Pereira e sua "partner", a nossa querida Lívia!


                                                  Geeeente!!! Isso ficou bom demais ...



Um comentário:

MERCES LIRES disse...

eu adorei estas aulas este nosso professor 'e um abençoado ,pois s'o nos ensina coisas gostosas ! que elecontinue a nos prestigiar com estes ensinamentos maravilhosos viu?CBRIGADA RENATO "SEJA SEMPRE BENVINDO VIU?