terça-feira, 23 de outubro de 2012

CARDÁPIOS ESPECIAIS



Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva.
Padre Albino Alves da Cunha e Silva nasceu em 21/09/1882 na aldeia de Codeçoso, Província do Minho, em Portugal, filho de Avelino Alves da Cunha e Silva e Ana Joaquina da Mota e Andrade, pessoas de sólida formação moral e alto grau de religiosidade, possuidores de uma fortuna considerável, porque honestos e trabalhadores.
Em setembro de 1905, Albino terminou o curso superior, com bastante brilho, na cidade de Braga, onde foi ordenado sacerdote. Sua primeira Paróquia foi na sua terra natal. De vigário encomendado passou a vigário colado, mediante concurso difícil e brilhante. Tornou-se, por isso, facilmente conhecido como padre de valor.
Chegada ao Brasil
Em 21/09/1912, com 30 anos, desembarcou no Rio de Janeiro. Como padre, ele passou por Jaboticabal, Jaú, Barra Bonita e, finalmente, Catanduva, em 26/04/1918, onde ficou até sua morte, em 19/09/1973, aos 91 anos de idade.
Curiosamente, Padre Albino não foi bem recebido pelos catanduvenses, que choravam a saída do padre Caputo, muito popular. As próprias autoridades olhavam o padre português com certa prevenção, pois ele era reservado, austero, nobre e circunspecto. Nunca foi orgulhoso.
A Construção da Matriz, do Hospital, e das Faculdades.
No seu segundo ano em Catanduva, Padre Albino iniciou as obras da Igreja Matriz. Para isso saiu, pelas ruas da cidade, pelos sítios, buscando donativos: debaixo de sol ou chuva; a pé, a cavalo, de carro; de dia e de noite, passando fome e sede. E sofrendo decepções. Com muitas dificuldades angariou os donativos necessários, pelos sítios principalmente, e contando mais com os paroquianos pobres. Assim terminou a obra, para espanto geral de todos.
Foi também graças a Padre Albino que a Igreja Matriz ganhou as telas do grande pintor brasileiro Benedito Calixto, o que incluiu a cidade no roteiro turístico do Estado de São Paulo.
Em 1926 inaugura a Santa Casa de Misericórdia, hoje Hospital Padre Albino. Os trabalhos e dificuldades com que construíra a Matriz diminuíram consideravelmente, pois o povo já conhecia e amava intensamente o seu vigário. Todos confiavam nele, convictos de sua honestidade e capacidade. Nesta obra ele já contava com a ajuda das pessoas abastadas da cidade.
O hospital cresceu com a construção do prédio da Maternidade. No início da década de 50 inaugura o pavilhão infantil. Em 1976, no cinqüentenário do hospital, inaugura o bloco vertical de seis andares.
Ligado à sua preocupação com a assistência aos idosos, o Lar dos Velhos foi a segunda obra de Padre Albino em Catanduva, inaugurado em 29/06/29.
Em 1969 vem o ciclo das escolas, a partir da Faculdade de Medicina, idéia e sonho de Padre Albino para dar destino ao hospital após a sua morte, sua grande preocupação. Para isso, porém, a primeira medida a ser tomada era a da transformação da Associação Beneficente de Catanduva em Fundação para se organizar a Mantenedora das faculdades. Após o cumprimento de toda a burocracia, aos 29/03/1968, com sua primeira reunião, nascia a Fundação Padre Albino.
A seguir vieram o Colégio Comercial Catanduva (1971), a Faculdade de Administração de Empresas (1972) e a Faculdade de Educação Física (1973).
Além destas, Padre Albino foi responsável pela criação da Casa da Criança "Sinharinha Netto", Vila São Vicente de Paulo, Lar Ortega-Josué, Ginásio Dom Lafayette, Seminário "César De Bus" e Santuário Nossa Senhora Aparecida.
A Velhice e a Doença.
Nos últimos anos, em decorrência de moléstias e da debilidade física, Padre Albino deixou a Casa Paroquial e passou a residir no próprio hospital, no famoso quarto 84. Permanecia sentado na primeira sala à direita da entrada. Em lugar das pesadas botinas, passou a usar sandálias, que eram mais leves; em vez da batina preta, quente, uma espécie de guarda-pó cinza, com o colarinho eclesiástico; não mais com o tradicional guarda-chuva, mas curvado, cada vez mais, arrimado à bengala. Caminhava com dificuldades pelos corredores do hospital.
Chegava a tumultuar a vida do hospital porque observava toda a movimentação da portaria e nunca permitia que um doente que chegasse não fosse atendido a qualquer hora.
 No fim de cada ano dava à Fundação Padre Albino uma quantia em dinheiro de um valor que seus familiares, de Portugal, lhe remetiam anualmente e que mantinha em uma conta na Caixa Econômica.
Levantava-se às 5 horas, almoçava às 11 horas e jantava às 17 horas.
A Morte.
No seu último dia de vida, Monsenhor Albino tomou pela manhã, ás 6 horas, o desjejum: leite, pão e bolacha. Às 10 horas o almoço: um prato de canja, ovo cozido e maçã.
Entre as últimas pessoas que recebeu, além de seu colaborador, dr. Floriano Lima, na manhã do seu falecimento, esteve com ele o Bispo de Rio Preto, Dom Lafayette Libanio, seu grande amigo e superior hierárquico durante muitos anos.
O coração de Padre Albino foi parando, parando, parou. Era o dia 19 de setembro de 1973, uma quarta-feira, próximo das 12 horas.
O corpo de Padre Albino, embalsamado, ficou exposto em câmara ardente no átrio da capela do hospital. Às 16 horas deste mesmo dia foi trasladado para a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa de corpo presente pelo Bispo e todos os vigários da Diocese.

O sepultamento foi realizado no dia 21, às 16 horas, sendo o corpo transportado em um carro do Corpo de Bombeiros, para o Cemitério Nossa Senhora do Carmo, com acompanhamento calculado para perto de 30 mil pessoas




Risoto Bacalhal com Azeitonas Pretas

Ingredientes:
350g de bacalhau desalgado
100ml de azeite de oliva
1 cebola grande picada
500g de arroz Arborio
1l de caldo de peixe
200g de manteiga
200ml de vinho branco
150g de azeitonas pretas
100g de parmesão ralado ou provolone ralado
Cebolinha e tomates sem pele e sem sementes (a gosto)

Modo de preparo:
Refogue meia cebola no azeite de oliva e acrescente o bacalhau e reserve. Refogue a outra metade da cebola com metade da manteiga até que fique transparente. Em seguida, acrescente o arroz e após, o vinho. Finalize a cocção com o caldo de frango. Quando o arroz estiver quase no ponto adicione o bacalhau e finalize com a cebolinha, os tomates picados, as azeitonas, o queijo ralado e a manteiga. Sirva em seguida.

Receita de Frango com Batatas
Ingredientes
1 frango com cerca de 2 kg
2 colheres (
sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cálice de vinho do porto ou madeira
2 dentes de alho
8 batatas
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Temperar o frango com o alho esmagado, sal e pimenta. Untar com a manteiga e colocar numa assadeira com as batatas descascadas ao seu redor. Regar com azeite e com o vinho e levar ao forno durante 1 hora. De vez em quando, regar com o caldo da assadeira.


Receitas Rio de Janeiro

Pamonha Assada

Ingredientes
2 latas de milho verde (sem a água)
1 garrafinha (200ml) de leite de coco
2 xícaras de açúcar (medida da xícara: 180ml)
4 ovos
25g (meio pacote) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes bem, junte, ainda no liquidificador 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em um recipiente untado e enfarinhado. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até dourar porque cada forno tem seu tempo. Eu nunca resisto e como um pedacinho dela quente mesmo, mas gelada é muito melho


 

Torta de Rabanada com Banana e Canela

Ingredientes:
3 Pães Frances
3 bananas
2 ovos
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
400ml de leite
1/2 lata ou caixinha (cerca de 200gramas) de leite condensado.
1 colher (sopa) cheia de amido de milho (maizena).

Modo de Preparar:
Comece ligando o forno em 200º para ir preaquecendo. 
Misture 1/2 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sopa) de canela em pó. Unte um refratário com manteiga ou margarina sem sal e polvilhe a mistura de açúcar com canela. Você não usará tudo, guarde o que sobrou para polvilhar por cima.
Pique 3 pães  espalhe sobre o refratário. Sobre eles coloque bananas picadas.
Bata todos os outros ingredientes no liquidificador, espalhe essa mistura sobre os pães. Salpique o que sobrou do açúcar com canela e leve ao forno por 35 min (esse tempo pode variar para mais ou para menos dependendo do seu forno).

Costelinha de porco assada no forno

http://tdg2.imguol.com/images/layout/blank.gifIngredientes

1 kg costelinha bem carnuda
1 laranja
3 dentes de alho
Sal a gosto
Pimenta - do - reino a gosto

http://tdg2.imguol.com/images/layout/blank.gifModo de Preparo

Corte a costelinha em tiras
Em uma vasilha coloque a costelinha, o suco da laranja, o sal e pimenta a gosto e o alho
Deixe por 1 hora
Em um refratário ou forma, arrume a costelinha com o osso para baixo
Despeje o suco em cima, cubra com papel alumínio
Leve ao forno deixando assar com o papel por 30 minutos
Tire o papel e deixe dourar




Nenhum comentário: