quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CULINÁRIA ÁRABE

 Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação, e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais.
A variedade de sua culinária é enorme e embora não exista, de fato, o que denominamos de "cozinha árabe", por tratar-se de vários países árabes, podemos descobrir a riqueza e a peculiaridade dessas diversas cozinhas que imprimem suas tradições e História na gastronomia da região. Um bom exemplo disso é o carneiro assado da Arábia Saudita, que é resultado claro dos hábitos dos beduínos nômades dedicados ao pastoreio.
Se voltarmos no tempo e percorrermos a História da culinária árabe, saberemos, por exemplo, por que os povos dessa região têm  na carne a base de sua alimentação, enquanto outros alimentos são consumidos em menor proporção, como as frutas frescas e hortaliças, ou, como os peixes ou frutos do mar, são raros em suas mesas.
Entretanto, nos países islâmicos, por princípio religioso, o consumo de carne suína é proibido, de forma que, na totalidade das cozinhas árabes, a carne de porco jamais é utilizada. O álcool, também, é proibição rígida do Alcorão, o que, naturalmente, tem efeitos na cozinha árabe, onde todos os pratos são preparados sem álcool.
Encontraremos, também o leite de cabra e de camelo e o gosto pelas especiarias, como acontece na elaboração da kafta, um tipo de almôndega, aromatizada com elas. A introdução das especiarias na cozinha árabe é o resultado direto do comércio que eles faziam no Mediterrâneo e lembram a intensa atividade comercial de uma época. E é o sabor desses temperos, incorporados em sua cultura culinária ao longo dos tempos, que lhes confere a fama de cozinha aromática. Mas não apenas aromática, também de cozinha visual, que desperta o paladar no alegre colorido de seus pratos, além dos deliciosos aromas.
Tudo isso, resultado da utilização de ervas frescas, como: salsa, hortelã, coentro, alecrim, de condimentos como o açafrão, noz moscada e canela, ou outros mais picantes como a harissa - uma pasta feita de pimenta malagueta, muito utilizada em receitas árabes.


Iniciamos o mês de agosto na ótima companhia do Prof. Chef Renato Pereira que mais uma vez trouxe para nossa Unidade de Catanduva, além da Cultura, o sabor das receitas deliciosas que ele nos prepara com muito carinho e humor.


O Renato é mesmo uma pessoal especial e dessa vez nos trouxe o Pedro que apresentou-nos várias apresentações de Derbake, um instrumento musical comum para os árabes que tem um som peculiar e agradável.


RIOR ME LABIBME

Ingredientes:
500 ml de coalhada fresca ou seca
sal a gosto
1 dente de alho
1 colher (sopa) de hortelã picada
2 pepinos

Modo de preparo:
Misture bem a hortelã com o alho. Tire a casca do pepino e pique bem. Misture tudo e junte a coalhada, tempere com o sal e conserve em lugar fresco até o momento de servir.


FRANGO ÁRABE

Ingredientes:
2 kg de coxa de frango
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mel (selvagem ou de laranjeira)
1 cebola média picada
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
50 g de ameixas sem caroço
30 g de passas
50 g de amêndoas torradas laminadas
suco de meio limão
sal e pimenta o quanto baste
cebola torrada, se gostar

Modo de preparo:
Numa panela coloque o óleo, o mel, a canela, o gengibre, a cebola e o açafrão. Leve ao fogo e deixe ferver 2 minutos. Coloque o franco em pedaços, o sal e a pimenta. Deixe refogar mais 4 minutos. Junte as passas e ameixas, e sobre o fogo brando deixe cozinhar aproximadamente 45 minutos. Adicione o suco de limão e as amêndoas, tampe, apague o fogo e deixe repousar 10 minutos.
Sirva com arroz branco ou cuscus.


KAFTA

Ingredientes:
500 g de patinho moido
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de pimenta síria
1 limão espremido
2 colheres (sopa) de óleo de soja ou azeite
1 colher (sobremesa) rasa de sal
sementes de gergelim, se gostar

Modo de preparo:

Tempere a carne com todos os ingredientes e leve à geladeira para apurar o sabor.
Faça bolinhos e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.



MHALABIE

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
4 colheres (sopa) de açucar
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de leite em pó
1 litro de leite

Modo de preparo:
Pulverize a água de flor de laranjeira e misture com os demais ingredientes batidos no liquidificador. Coloque num refratário fundo e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta, mexendo de 2 a 3 vezes durante o cozimento. Retire e reserve.

Calda
100 g de damascos picados
1/2 xícara (chá) de açucar
1/4 xícara (chá) de água

Misture todos os ingredientes e coloque num refratário tampado, levando ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Deixe esfriar e sirva sobre o creme.


                                          Foi uma tarde inesquecível, com cores, odores, sabores, sons, sugestões, orientações e companhias muito agradáveis.



Nenhum comentário: