quinta-feira, 22 de março de 2012

HISTÓRIAS DO CANTÃO DO INDAIÁ

Bertioga parece mesmo ser um lugar inspirador! Aqui viveu, por um tempo, Vicente de Carvalho: o "Poeta do Mar". Comprou terras e as nomeou Sítio do Indaiá, onde construiu um bangalô de madeira à beira da praia.
Após a morte de Vicente de Carvalho, sua família vendeu a propriedade, que foi revendida a José Ermírio de Moraes. Ele hospedou, em 1937, Mário de Andrade, que lá esteve para fazer o reconhecimento das abundantes ruínas históricas da região.
O escritor paulistano registrou suas aventuras em Bertioga em carta escrita ao amigo Rodrigo Mello Franco de Andrade em 1º de novembro de 1937.
(...) Principiou chovendo. Chegamos na Bertioga quase tempestade e isso às 19 horas. Não pretendíamos absolutamente ficar lá, mas no Indaiá, 14 quilômetros de praia, mas com o mau tempo, e mesmo sem ele, era impossíver ir. O transporte único do local são dois caminhões. Um estava escangalhado e o outro estava no Indaiá.
Afinal fomos dormir numa casa de taipa dum tabaréu que nem iluminação de vela  tinha. Mordemos um presunto e uma pescada amarela de escabeche que levávamos e passamos a noite com sede, porque na Bertioga não havia água mineral, apenas perfumarias, guaranás e coisas que embebedam (...)














O Cadú, juntamente com o poeta-ator André Falcão e o Paulo, guia do SESC Rio Preto, nos acompanharam até esse Paraíso onde conhecemos um pouco de sua história. Foi um passeio maravilhoso!!!

Nenhum comentário: