domingo, 18 de setembro de 2011

CHÁ DA TARDE 16 DE SETEMBRO

O chá da tarde é um costume trazido da Inglaterra e muito usado entre as pessoas que já se aposentaram, como nós. Quem trabalha pode curtir nos finais de semana com a família e amigos. A Erika Gastaldo nos deixou as receitas dos acepipes que degustamos com direito a passar até embaixo da mesa. Foi muito divertido além de tudo. Seguem as receitas:

BOLO DE FUBÁ

2 copos de fubá
1 copo de farinha de trigo
1 copo de óleo de milho
2 copos de leite
l  1/2 copos de açucar
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
acrescentar baunilha ou erva doce se preferir

Adicionar os ingredientes no liquiquificador (menos o fermento) e bater bem. Colocar a massa numa tigela e então acrescentar o fermento misturando com carinho. Untar uma assadeira redonda (com buraco no meio) com óleo e despejar a massa. Colocar em forno pré aquecido em temperatura média por mais ou menos 20 minutos.

BOLO DE AIPIM COM CÔCO

500 g de aipim
3/4 de xícara de leite
2 gemas
75 g de margarina
1 1/4 xícara de açucar
1/1 xícara de farinha de trigo
100 g de côco ralado (fruta)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Descasque e pique o aipim. Leve ao liquidificador com o leite, batendo bem e reserve. Numa tigela grande misture as gemas com o açucar. Acrescente o aipim triturado e torne a misturar bem. Junte a farinha de trigo e o côco. Por último junte o fermento misturando sempre com muito carinho. Leve ao forno por 35a 45 minutos. Sirva morno ou ao natural.

SCONES

O scone é um pãozinho redondo de origem escocesa, muito leve, macio e crocante, indispensável para acompanhar uma perfumada xícara de chá. Ingredientes para 10 unidades.

230 g de farinha de trigo com fermento
uma pitada de sal
40 g de açucar
40 g de manteiga sem sal
1 ovo
140 ml de leite

Peneire a farinha e o sal numa tigela. Adicione o açucar e misture bem. Acrescente a manteiga bem gelada picada e misture com a ponta dos dedos para unir bem (fica uma farofinha). Acrescente o ovo batido e  o leite e continue misturando até formar uma bola. Abra a massa com um rolo usando um pouco de farinha até que fique com uns 2 cm de altura. Corte círculos com a boca de um copo e asse em forno médio por 12 a 15 minutos. Depois de frios, podem ser congelados por 1 mês.

Além disso degustamos torradas com geléia de morango acompanhadas por chá de erva cidreira ou pêssego. Foi uma tarde legal. Junte-se a nós ... 

Adicionr legenda






Nenhum comentário: