sábado, 30 de junho de 2012

TRABALHOS MANUAIS

CAIXA COM PAPEL ENVELHECIDO

Mais uma tarde de outono muito bacana com a Prof. Mara Alves Fuzile que nos ensinou a decorar a caixa com revistas antigas rasgadas, cola, betume, solvente, verniz e muito carinho!


 Veja como as meninas estão compenetradas ...





 E a prosa corria solta ... desde a novela das 9 até o marido esquartejado (credo).



 Agora, é só uma camada de verniz ... e pronto !!!





DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa e porisso recebemos a visita da Rosângela Cristina Alves, assistente social e do Kleber Chaves Pereira, psicólogo, ambos do Cento de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Catanduva.

Foi feita uma abordagem sobre os direitos e proteção aos idosos, bem como detectar a violência, maus tratos e negligência.

Seguem abaixo endereços para informações e denúncias sobre qualquer tipo de violência (física, psicológica, moral e social.


Telefones – Sistema de Garantia dos Direitos dos Idosos







CREAS – Catanduva


Rua Brusque, nº 200/ Jardim Vertoni


Telefone: 3525-2601






Disque 100 – Secretaria dos Direitos Humanos – Brasília






Conselho do Idoso


Rua Natal, nº 412                                                                 


Telefone: 3524-9230






Delegacia de Defesa da Mulher


3523-2279

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CULINÁRIA JUNINA

ORIGEM DA FESTA JUNINA

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho.  Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nessa época havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

 Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades, são feitos deste elemento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

 Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros pelas das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. 

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, sãocomuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o "pãozinho de Santo Antônio". Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado juntos aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem casar, diza a tradição, devem comer deste pão. 


 BOLO DE MILHO

Ingredientes:

8 colheres (sopa) de fubá ou 10 de milharina
1 lata de leite condensado
1/2 copo de óleo de soja
1 lata de milho verde
3 ovos inteiros
1 copo de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparar:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma forma redonda com margarina e polvilhar com farinha de trigo, facilita para desenformar depois de frio. Levar em forno moderado por aproximadamente 40 minutos.



 BOLO SALGADO DE MILHO RECHEADO

Ingredientes:

4 ovos
1 colher (sobremesa) de sal
2 copos de leite
1/2 copo de óleo de soja
8 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 espigas de milho cortadas ou 2 latas de milho
2 xícaras de queijo cortado em cubos (pode ser substituído por presunto, salame, provolone, tomate seco, calabresa, bacon ou o que vc mais gostar)

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o queijo ou o recheio que vc escolher.
Despejar em uma forma untada e enfarinhada e rechear. Levaro ao forno alto até dourar. Sirva de preferência quente.


 PÉ DE MOLEQUE CASEIRO

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 lata de leite condensado
1/2 quilo de amendoim cru ou torrado
1/2 quilo de açucar

Modo de preparar:

Misturar todos os ingredientes, menos o leite condensado em uma panela e levar ao fogo baixo até caramelizar, mexendo sempre sem deixar queimar. Tirar do fogo e colocar rapidamente o leite condensado mexendo bem. Distribuir em colheradas num tabuleiro untado com margarina.




 PIPOCA DE MICRO-ONDAS SOFISTICADA

Ingredientes:

1 pacote de pipoca ligth para micro-ondas
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
6 azeitonas verdes bem picadas
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
4 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de orégano ou ervas finas

Modo de Preparo:

Prepare a pipoca no micro-ondas seguindo as instruções do pacote. Retire do forno e reserve, com o pacote ainda fechado. Em uma tigela própria para micro-ondas junte a salsa, a cebolinha e as azeitonas, acrescente a manteiga e derreta na potência alta (100% ou 10) por 1 minuto. Junte o queijo e o orégano. Abra com cuidado o pacote de pipoca, divida em duas porções e misture cada uma delas com os acompanhamentos. Sirva em seguida.


 Oh! Coisa boa:

Mais uma vez recebermos a visita "desse colírio para nossos olhos": Prof. Cheff Renato Pereira ... e essas dicas fantásticas de cozinha prática e simples - é liquidificador e micro-ondas e tudo muito rapidinho sem perder o sabor e a qualidade.


 Ele é realmente fantástico, mas não podemos de modo algum ignorar a "mãozinha" que nossa Lívia dá nessa cozinha deliciosa.


 Dessa vez caprichamos: teve até café e refrigerante. Estamos formando uma equipe prá valer !!!


Obrigada SESC CATANDUVA ... valeu!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RENATO TEIXEIRA E FILHOS

O Show do Ano do SESC Catanduva trouxe o grande ídolo de todos os tempos acompanhado por seus filhos João Lavraz, no baixo e Chico Teixeira na voz e viola de doze cordas.




 Apresentaram os antigos sucessos como Tocando em frente, Romaria, Amanheceu, peguei a viola e  Cuitelinho com novas roupagens, entre muitas outras!







 A figura dele é realmente carismática, e esbanja simpatia ...


 ... fez até pose para ser fotografado!


 e veja que gato ...

PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA

Joel Antunes Leme é o Pedro Bento e Valdomiro de Oliveira é o Zé da Estrada.



 Trata-se de uma antiga dupla de cantores da música sertaneja adepta à música de raiz.



 Ali pelos anos 60 aderiram às influências da música mexicana, mas o sucesso da dupla perdura até hoje no mundo sertanejo.


 Atualmente formam uma banda cuja apresentação é hilária. Vale a pena ser vista ...

SHOWS MUSICAIS

Todas as noite nóis teve um Show e apresentação de Sons da Viola. Apresentosse Liu & Léu, Divino e Donizete, e otros cumpadre violeiro da cidade e região.


 Na primeira noite a chuva trapaíô um cadinho, mais dispois q ela passô, foi bão dimais!


 Foi uma cantação danada de boa ...





 Tinha povo qui num quiria mais imbora, mermo depoi do fim da fiesta ...



CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BRINQUEDOTECA

A criançada divertiu-se prá valer com as diversas atividades oferecidas que misturavam peças musicais e     brincadeiras da cultura popular brasileira.




 A história e a mitolologia caminharam juntas nos contos e lendas da cultura popular.



 E vejam como os pequenos estavam alinhados: chiquérrimos ...